terça-feira, 10 de março de 2015

Resenha de A Bússola de Ouro de Philip Pulman

~Pão de Mel

A Bússola de Ouro (Northern Lights no original)


Volume 1 da triologia As Fronteiras do Universo (His Dark Materials no original)
Philip Pullman

Já imaginou viver em um mundo onde sua própria alma caminha ao seu lado, como seu melhor amigo, tomando forma de vários animais diferentes? Um mundo onde ursos polares de armaduras são príncipes e auroras boreais são espelhos de tempos passados? A bússola de Ouro é um mundo repleto disso e de muito mais elementos fantásticos. Do gênero Fantasia / Stempunk, o livro conta a história de Lyra, uma garota de onze anos que vive na universidade de Oxford, onde seu tio é um importante historiador e pesquisador físico de partículas, e uma em especial, a quem chamam de “pó”, que dizem ser a origem dos mundos e a passagem de um universo para o outro.

Quando Roger, o melhor amigo de Lyra desaparece, e começam a surgir boatos que ele foi levado pelos “Globbers”, sequestradores de crianças que andam pelos arredores da cidade, Lyra parte em uma viagem para o Ártico com uma linda e misteriosa mulher, Sra. Coulter, amiga e contribuidora de Oxford. Porém, ao longo da viagem, Lyra descobre a adorável moça como uma mulher desprezível, e foge, descobrindo que esteve sua vida toda ao lado das pessoas erradas.

Com a ajuda de seu Deamon, que é a alma externa e por toda a vida inseparável de todas as pessoas; um urso polar de armadura celestial; e uma bússola com poderes de decifrar nossos mais estranhos desejos, Lyra vai para os reinos do Norte procurar seu amigo, e descobrir o que os Globbers fazem com as crianças que sequestram.

No meio da viagem conhece as mais diferentes pessoas, clãs de bruxas, magos e estudantes da origem da vida mais antigos do que qualquer ser vivo. Descobre a influência do “Magisterium” sobre o mundo todo, tentando cegar as pessoas sobre todos os conhecimentos sobre a existência, e também as medidas obscuras e cruéis que tomam para guardar esses segredos...

O livro é cheio de acontecimentos tristes, mas também faz o leitor dar boas risadas, é apaixonante pelo modo fácil de nos fazer enxergar que enfrentar nossos medos é importante, e muito sobre o poder de uma amizade verdadeira, mas também como as traições por pessoas tão próximas são fáceis de acontecer. Além de trazer uma filosofia de vida tão diferente de qualquer outro livro que eu já tenha lido (e olhe que são muitos kkk).

O final é surpreendente, totalmente fora do que eu e com quem conversei sobre achava que fosse, contém reviravoltas impensáveis, o que nos faz perceber em como confiamos fácil demais nas pessoas. Uma dica para ler esse livro: nunca confie em ninguém.

Ele é toda a realidade humana, no campo perfeito da fantasia.




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário