quinta-feira, 12 de março de 2015

Resenha de Noragami de Adachitoka


~ Sushi *¬*


Yoooo~! (Estranho, mas sempre que digo isso em voz alta me lembro do Manta de Shaman King xD). Tudo calmo da vida insana de vocês? Bem, certo, okay, deixa pra lá... Primeiramente! Peço perdão a Biju por não aderir às sugestões dela com relação a esse post! (Podem pular o próximo parágrafo sem noção, ok? Só tem besteira.)

Hmm, a primeira sugestão foi Dog Days... Não que eu odeie o anime/mangá, mas... Duas palavras: naguento tantloucura (sim, eu sei que não fiz sentido nenhum!). E a segunda foi High School DxD, que me fez ponderar um pouco por algumas horas, mas enquanto ouvia a música Dangerous do DJ David Guetta com o Sam Martin tive a ideia de escrever sobre o anime/mangá Noragami de Adachitoka! -^x~- (Caramba, eu briso muito.)


Devo confessar que Noragami é um dos meus raros favoritos (sério, amo de paixão, e é difícil eu amar algo!) e ficaria muito feliz se você compartilhasse desse amor que sinto por essa série xD. Garanto que esse post vai ser longo, pelo menos pra mim!

Beleza, agora a clássica pergunta: O que significa Noragami? (Aposto que várias pessoas esperavam outra pergunta kkkk) Bem, dividindo a palavra em duas, temos nora que significa errante (se quiser, pode entender como andarilho ou perdido) e gami, derivado de kami, que no caso significa Deus ou deuses. Assim temos como resultado: Deus(es) Errante(s). O título já explica boa parte da história, hein! ;] (Não, não é por causa da Nora...)

Beleza que não tem fim!
Ótimo! Agora vou lhes contar sobre a história! Bom, no universo de Noragami existem oito milhões de deuses, espíritos que servem esses deuses, e ainda aqueles que ajudam ou se intrometem na vida dos humanos, tudo isso na fronteira entre essa dimensão e outra (na tradução em inglês está como near side e far side, tenho dúvidas de como traduzir isso para o português >,<).

Voltando! O anime e o mangá começam com uma jovem estudante chamada Mutsumi que está sofrendo bullying de seus colegas. Quando não aguenta mais a pressão ela corre para o banheiro chorando e encontra uma mensagem escrita na parede junto de um número de telefone que diz resolver seus problemas. Ela hesita no início, mas já que não tem outra escolha decide ligar para o tal ‘Yato’, dono do número. Yato atende rapidamente e logo se entusiasma ao reconhecer que é alguém que precisa de seus serviços. Mutsumi não acha que o cara seja confiável e tenta desligar, mas ele se apressa a dizer que somente aqueles que necessitam de ajuda conseguem enxergar seu número.

De repente, Yato aparece (teleporte!) no banheiro (feminino ^-^;) junto de Tomone, sua shinki, dando um básico susto em Mutsumi e revela ser um Deus para ela. Tomone, vendo que a jovem entra em choque, confirma que ele realmente é um Deus, só que inferior (de um jeito meio condescendente). É aí que Yato se exalta e começa a sonhar alto, algo como: “Todos irão se ajoelhar diante mim e rezar, como eu quiser! Eu vou me tornar o maior Deus deste país!” (seguido de uma risada medonha xD).

Depois dessa cena doida Mutsumi escapa do banheiro para retornar à sua sala e novamente sofre bullying, mas agora também vê seres estranhos que seus colegas não enxergam. Ela volta ao banheiro desesperada e pede a ajuda de Yato, que ainda não partiu (e está roubando papel higiênico...? WTF?!). É então que outros monstros começam a aparecer e é explicado que esses seres se alimentam da energia negativa que os humanos emanam, e ela só consegue enxergá-los agora, pois está perto da ‘morte’, ou seja, no limite entre as dimensões. Mesmo assim ela não é imediatamente atacada por estar sendo protegida por um pequeno ser, que nasceu de um desejo dela, de sua esperança.

Após tantas explicações (pior que isso não cobre nem metade...), finalmente chega o momento da realização do desejo de Mutsumi! Só que nada é de graça, ela deve pagar... cinco ienes...? Sério? Okay então... Hora da ação! *-* Yato elimina todos os monstros sem dificuldade apenas com uma pequena adaga, que é Tomone.

Ele é uma fofura quando tá feliz *-*
Peraí... Pensei que Tomone fosse uma pessoa... E é! Aliás, melhor explicar o que é um shinki. Bem, shinki é uma arma divina possuída por deuses (em inglês, traduziram como regalia). Eles, na verdade, eram humanos que morreram contra sua própria vontade e cada shinki pode se transformar em uma arma única (depende do seu mestre) quando chamado por seu nome shinki. Sim, eles ganham dois nomes, um para sua forma humana e outra para a forma de arma, quando são ‘acolhidos’ por um Deus. Eles podem ganhar um ‘level up’ também!

Medinho...
Beeem, após destruir todos os monstros da escola, Tomone decide se demitir (hein?). A razão dela pra isso é hilária, mas não vou contar, vão ter que ler/assistir pra saber! Ah, um shinki já foi um humano, é claro que tem sentimentos (aliás, é a partir deles que os deuses reconhecem um pouco do que é errado e do que é certo, resumidamente)!

A partir daí a história começa a ficar interessante. Yato sem um shinki é o mesmo que uma pessoa normal desempregada, sem dinheiro e nem casa; um mendigo (sorte que ele não tem necessidade de comer...). Pelo menos ele ainda tem suas habilidades sobrenaturais e vive fazendo bicos pra juntar dinheiro numa garrafa de saquê (que ele nunca larga), e com o sonho de construir seu próprio templo.

Que troll...
Hiyori só observando e Yato no seu mundinho kkk
Num desses bicos, ele encontra Hiyori, uma estudante de colegial aparentemente normal (quando digo isso, ela não é nem um pouco normal! Uma das poucas heroínas que adoro!), e, pouco depois, Yukine, seu novo shinki (garoto rebelde no começo, mas melhora com o tempo kkk). Esses e muitos outros personagens, deuses ou não, com personalidades distintas e bem desenvolvidas, estilos variados, e sonhos, muitas vezes, inocentes (até deuses sonham! \o/) vão aparecendo ao longo da série, e cada um consegue marcar presença!

Já adivinhou o hobby dela?
Yukineee!
Ah, quase me esqueço, não pense que o mangá e o anime contam a mesma história! O anime é breve (somente 12 episódios T-T), mas dá uma boa resumida do começo do mangá. É uma pena que o fim do anime não tem nada de parecido com a história contada no mangá (ou talvez tenha futuramente). Também foram produzidos 2 OVAs que focaram mais nos spin-offs de Noragami, alguns publicados num volume de nome diferente, Noragami Shuuishuu (muito hilário, mas também fofo! o>,<o). Aí vai umas imagens (tem spoilers)!






Acho que é a vez dos meus comentários, né? Vou começar pelo anime. É simplesmente demais! Claro que, como muitos, não fiquei satisfeita com o fim, mas foi muito fofo *-*... Engraçado dizer isso de um shounen, mas acho que um pouco de romance no meio de tanta ação é um alívio! Não que a ação seja ruim! Os deuses são divertidos e muito maneiros, além dos shinki que são como seus guardiões e se transformam em armas diversas, às vezes, inesperadas! É um show de cores, efeitos incríveis, ótimos contrastes e cenários, quebradas cômicas e olhos que parecem ver através da sua alma, certamente um anime lindo! o*-*o Além da trilha sonora inteira que eu adorei! xD

Altas risadas!
SHOCK!
O mangá não tem muitas diferenças (óbvio que é branco e preto), mas a história é mais bem explicada, com detalhes importantes. Se você começa a ler, não vai querer parar! O enredo flui tão bem, com uma leitura fácil, sempre fazendo você querer saber mais. Tudo é revelado no momento certo, sanando algumas dúvidas e criando outras. Passados obscuros, inimigos indesejados, tabus, tragédias, ingenuidade, segredos profundos que nunca deveriam ser revelados, e muito mais.

Man, não preciso traduzir, né?
Recomendo esse pra qualquer um, mesmo àqueles que preferem um ecchi já que tem uma pitada de fan-service! Mas realmente é uma ótima leitura e uma linda animação! Pode parecer um clichê para alguns, mas nossa vida está cheia de clichês! Qual a diferença se você adicionar mais um na sua lista, né! (>*¬*)> Noragami <(*¬*<)

Yato <3 -*o*-

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Eu amo de paixão esse anime .. sério ❤❤ Yato e H. Melhor casal

    ResponderExcluir
  2. Ai shiteru yato!!!!! Noragami eo melhor anime que eu já vi na minha vida ops:yato e hiyori casal perfeito pena que não ficão juntos

    ResponderExcluir